Wetland: opção sustentável e ambientalmente amigável para o tratamento do esgoto

A diretora de projetos de pesquisa e qualidade da Rotária do Brasil, Dra Heike Hoffmann, aborda os sistemas de tratamento de esgoto de pequeno porte, seus avanços e desafios, tecnologias aplicadas e, em especial, as wetlands e sua implementação no país. A Rotária do Brasil, vem operando Estações de Tratamento de Esgoto de pequeno porte e de diferentes tecnologias há mais de 20 anos e possui cerca de 40 projetos de wetland de tratamento de efluente e de lodo implementados. Além disso, a empresa participou também de projetos de wetlands em outros países e é parceira do Global Wetland Technology – consórcio de empresas especialistas em wetlands que engloba pesquisadores e empresas de 10 países. Abaixo, a entrevista completa.

Desafios para o reúso dos subprodutos do saneamento: biogás, água e iodo

A relevância do biogás como fonte alternativa de energia para o setor de saneamento esoluções para aproveitamento do lodo e da água de reúso, com cases de sucesso, são abordados pelo engenheiro Sebastian Rosenfeldt, da Gerência de Consultoria e Projetos Especiais da Rotária do Brasil, empresa com experiência de mais de 20 anos no mercado e que opera atualmente mais de 100 estações de tratamento. Em relação ao biogás, o especialista discorre detalhadamente sobre as viabilidades econômica e financeira, além de destacar os benefícios para o meio ambiente. Experiências de sucesso no aproveitamento do lodo pela Sanepar e da água de reúso pela Sabesp são destacadas pelo engenheiro.

ETE Sustentável: recuperação de recursos e economia circular

Daniel Nolasco, diretor da International Water Association (IWA) e membro da Water Environment Federation e da Universidade da Califórnia, aborda o tema e conta um pouco de sua experiência em trabalho conjunto com a Sabesp. O engenheiro colaborou com o programa de otimização do desempenho das ETEs da Região Metropolitana de São Paulo, com objetivo de melhorar a qualidade dos seus efluentes finais, de receber os novos volumes de esgotos e de prepará-las para incorporar processos de economia circular. Leia a entrevista na íntegra.

Edição 83: Águas residuais no Brasil: avanços e desafios

Capa:
Águas residuais no Brasil: avanços e desafios

Entrevista especial
André Salcedo, presidente da Sabesp, detalha objetivos da nova gestão

Saneamento, direito de todos
Projeto Piloto leva saneamento a quilombos no Vale do Ribeira, em São Paulo

Artigos Técnicos
51 – lições aprendidas – Trepanação da linha de adução do sistema produtor São Lourenço – PN 40
Operação otimizada de sistema de coleta de esgotos

Vivências
Paixão pelo meio ambiente, de pai para filho (e vice-versa)

Matérias complementares
– ETE Sustentável: recuperação de recursos e economia circular
– Desafios para o reúso dos subprodutos do saneamento: biogás, água e iodo
– Wetland: opção sustentável e ambientalmente amigável para o tratamento do esgoto

Governo Federal assina decretos que alteram o Marco Legal do Saneamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira, 5 de abril, decretos que fazem adequações ao Marco Legal do Saneamento Leia a seguir os decretos: Decreto 11.466https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.466-de-5-de-abril-de-2023-475499576 Decreto 11.467https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-11.467-de-5-de-abril-de-2023-475399864 Decreto 11.468https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-11.468-de-5-de-abril-de-2023-475499746