Parceria permite coletar e compensar o plástico dos 24 mil copos de água distribuídos durante a Corrida Venancio pela Saúde

Ação foi realizada em conjunto pela Alcon, Plastic Bank e Drogaria Venancio, em Copacabana (RJ)
DESTAQUE-6

A oitava edição da Corrida Venancio pela Saúde apresentou uma novidade: uma parceria permitiu a compensação do plástico dos 24 mil copos de água distribuídos durante o evento, realizado em 16 de julho na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, a corrida foi realizada na orla da zona sul e contou com percursos de 3km, 5km e 10km. Além disso, todos os copos plásticos utilizados nos pontos de hidratação (cerca de 24 mil unidades) foram coletados por catadores cadastrados pela Plastic Bank, organização que constrói ecossistemas éticos de reciclagem em comunidades costeiras subdesenvolvidas.

A ação foi fruto de uma parceria entre a Alcon, líder global em Cuidados com a Visão e fabricante dos colírios Systane, a Plastic Bank e a Drogaria Venancio, para compensar a pegada plástica do evento.

Ao todo, foram 15 coletores em todo o percurso. Por meio do ecossistema da Plastic Bank, todos os copos plásticos recolhidos são encaminhados para reciclagem, processados e transformados no chamado “Plástico Social”.

Na prática, o plástico pode ser reintegrado em novos produtos e embalagens, como parte de uma cadeia circular de suprimentos. No Rio de Janeiro, a empresa conta com 49 pontos de coleta na cidade e, todo mês, impacta positivamente a vida de cerca de 900 famílias de catadores.

649 mil kg de plástico coletados

A parceria global entre Alcon e Plastic Bank existe desde 2022 e até o momento já coletou mais de 649 mil quilos de plástico, impedindo que o equivalente a 32 milhões de garrafas plásticas chegassem aos oceanos. Cada quilo recolhido equivale a 50 garrafas de plástico.

Segundo as empresas, em 2023 serão mais de 990 mil quilos de plástico, o equivalente a 49 milhões de garrafas, para compensar o plástico usado pela Alcon em suas linhas de lentes de contato, colírios Systane e insumos cirúrgicos de diversos países, incluindo o Brasil.

Todo o plástico compensado pela Alcon na América Latina é coletado no Brasil. Neste ano, serão quase 69 mil quilos de plásticos coletados no país. No país, a parceria beneficia 23 comunidades costeiras que coletam o material plástico e recebem uma bonificação por quilo de material que entregam para reciclagem, ajudando-os a suprir necessidades básicas e a viver em melhores condições socioeconômicas.

Neste ano, além da compensação do plástico utilizado em todo o portfólio de lentes de contato da Alcon na América Latina, a parceria também incluiu a linha de colírios Systane, vendidos em todo o país e nas drogarias Venancio. A compensação já está sendo feita para o Brasil desde abril deste ano e a partir de setembro passará a ser feita para toda a América Latina.