Aquatech 2025 – Como podemos ajudar a moldar o futuro do uso das águas?

Reynaldo Young Ribeiro, diretor técnico da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), comenta a participação da entidade no evento realizado de 11 a 14 de março, em Amsterdam, na Holanda.

A Holanda e os Países Baixos destacam-se historicamente como líderes na gestão de recursos hídricos na Europa, sendo mundialmente reconhecidos por sua expertise. Nas últimas décadas, as questões técnicas e operacionais relacionadas a este recurso vital têm ganhado relevância nas decisões do setor público e nas grandes empresas ao redor do mundo.

As soluções desenvolvidas para o uso da água nesse país têm motivado grandes corporações a atuarem como verdadeiros stakeholders junto aos mais diversos tipos de sistemas de gestão dos ativos operacionais. Com a gestão da água sendo um foco primordial para a sobrevivência tanto de empresas quanto de cidades, a Aquatech 2025 [realizada em Amsterdam, de 11 a 14 de março] apresentou uma ampla variedade de plataformas dedicadas ao compartilhamento de ideias e experiências entre especialistas internacionais, abrangendo profissionais do setor público (saneamento e drenagem urbana), da indústria e potenciais provedores de soluções inovadoras e eles relacionados.

O evento contou com apresentações institucionais de empresas e governos, mesas-redondas e painéis de discussão voltados ao abastecimento público e industrial, consolidando-se como um espaço ideal para networking e troca de conhecimento. Nosso objetivo ao participar da Aquatech 2025 foi, sobretudo, aproximar-nos do segmento de drenagem urbana, estreitando laços entre as demandas de médias e grandes cidades brasileiras e explorando também soluções oferecidas por fornecedores de equipamentos.

A Aquatech 2025 também se destacou por sua abordagem inovadora, com espaços dedicados às tendências mais relevantes para a indústria da água, proporcionando aos participantes uma experiência personalizada, alinhada aos desafios locais e interesses empresariais. Entre as áreas temáticas, estavam a Clean Water World, Waste Water and Resources World, Industrial and Corporate Water World e Digital World, que integraram conteúdos diversos e, simultaneamente, soluções práticas.

Priorizando uma abordagem focada em soluções, o evento promoveu aprendizado eficiente por meio de sessões técnicas, permitindo que os participantes identificassem potenciais parcerias e traçassem caminhos ideais para superar desafios e atender demandas no setor de tecnologia das águas, seja na indústria, no saneamento ou na drenagem.

A participação dos representantes da AESabesp neste evento incluiu visitas e discussões técnicas, realizadas em formato de miniconferências, e networking que geraram oportunidades únicas de conexão para projetos futuros e aprendizado prático, visando transformar nossa sociedade.

Destaques da Missão:

  • Busca de tecnologias avançadas para o uso da água, especialmente na implementação e operação de sistemas de drenagem.
  • Agenda dinâmica, promovendo interação eficaz entre os palestrantes convidados pelo Governo da Holanda e Países Baixos e os integrantes da Missão, superando barreiras tradicionais.
  • Discussões técnicas que incentivaram a participação ativa dos integrantes da Missão e do público da Aquatech 2025, sendo este um ponto alto do evento.

Finalmente para manifestar, em nome de toda a atual Diretoria da AESabesp, nosso agradecimento ao Consulado Geral da Holanda e dos Países Baixos, na pessoa do Analista Felipe Gallofaro, responsável pela organização competente desta Missão.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outros colunistas

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.