Documentário brasileiro sobre a Amazônia é premiado em festival de Nova Iorque

Lançado em abril deste ano, o filme já conta com duas premiações internacionais.
FOTO AMAZONIA 4.0

O documentário “Amazônia 4.0” conquistou o New York International Film Awards – NYIFA, na categoria Best Documentary Short (Melhor Curta Documentário) do mês de maio de 2021. Este é o segundo prêmio internacional que o filme produzido pela Plataforma Grape ESG conquista, apenas dois meses após o seu lançamento, em 22 de abril, data que se celebra o Dia da Terra. A produção já havia vencido o Jury Special Award como Melhor Documentário no Europe Filme Festival UK.

Com 25 minutos de duração, o Amazônia 4.0 tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre as principais questões em torno da sustentabilidade da Amazônia e da economia circular. O filme é baseado no Projeto Amazônia 4.0 – idealizado por Carlos Nobre, pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Para assistir ao documentário “Amazônia 4.0”, acesse aqui.

Mais Amazônia

Na Netflix, o documentário “Rompendo Barreiras: A Ciência do Nosso Planeta” aborda os nove limites criados pelo cientista sueco Johan Rockström para a preservação do meio ambiente e a estabilidade do nosso planeta. Quatro deles já foram superados: as mudanças climáticas, perda de biodiversidade, redução das florestas e alterações dos nutrientes nos cursos de água. 

A produção de 75 minutos de duração, conta com a narração e apresentação do naturalista David Attenborough. Dentre os vários depoimentos de especialistas em preservação do meio ambiente está também o do cientista Carlos Nobre, que fala sobre os enormes perigos do desmatamento da Amazônia e o risco que a maior floresta tropical do mundo corre, podendo se tornar uma grande savana.

Para ver o trailer do documentário:

Saiba mais no portal Conexão Planeta (clique aqui).