Exposição mostra relação entre mudanças climáticas e deslocamentos da população 

Diante da crise no Rio Grande do Sul, parceria entre o Museu da Imigração, em São Paulo, e a ONU Brasil promove exibição sobre consequências de desastres ambientais e mudanças do clima nos processos de migração 
fotosmovase-3-02-05-2024-18-58

Trazendo relatos, objetos e realidade virtual, a exposição “Mova-se! Clima e deslocamentos” explora as consequências das mudanças climáticas no deslocamento da população em meio ao cenário catastrófico após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio, tragédia que resultou em inúmeras perdas para os cidadãos gaúchos, deixando mais de cem mortos e milhares de desalojados.   

 Em cartaz no Museu da Imigração até 25 de janeiro de 2025, a iniciativa é realizada em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil com o objetivo de conscientizar o público sobre como as mudanças climáticas e os desastres ambientais afetam os processos de migração. As consequências desses eventos levantam um alerta para os riscos acerca da evacuação preventiva e realocação da população e planos de fuga repentina de áreas de risco. Diante do tópico sensível, a mostra aborda estratégias para lidar com o colapso climático através de depoimentos, objetos e realidade virtual. 

Localizada na sala de exposições temporárias, a visitação ocorre de terça a sábado das 9h às 18h, e domingo das 10h às 18h. Aos sábados, a entrada é gratuita. Crianças de até 7 anos possuem gratuidade todos os dias. Há acessibilidade no local.

O Museu da Imigração fica na rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo e os ingressos custam a partir de R$ 8. Saiba mais clicando aqui 

Crédito da Foto: Studiolopes | Museu da Imigração