Jogos Olímpicos de Paris serão os primeiros sem uso de plástico descartável

Segundo a Prefeitura da capital francesa, não será permitido o uso de garrafas e outros materiais plásticos não reutilizáveis por atletas e público em geral.
used-plastic-bottles-recycling-bins-earth-day-campaign_53876-104848

Os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 terão uma novidade: esta será a primeira edição do evento sem o uso de plástico descartável. De acordo com a Prefeitura da capital francesa, não será permitido o uso de garrafas e outros materiais plásticos não reutilizáveis, tanto por atletas quanto pelo público em geral.

“Decidimos fazer dos Jogos Olímpicos o primeiro grande evento sem plástico descartável”, disse a prefeita Anne Hidalgo em entrevista coletiva durante uma sessão do Fórum Internacional de Prefeitos contra a Poluição Plástica, conforme divulgado pela Reuters.

Assim, as pessoas poderão entrar no evento apenas sem garrafas de plástico. No caso dos atletas que participam de maratonas, os copos de água serão reutilizáveis.

As Olimpíadas serão realizadas entre julho e agosto de 2024. O evento terá como objetivo também reduzir a pegada de carbono pela metade, comparando com os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e Londres em 2012.

Diante da nova regra, a Coca-Cola, patrocinadora oficial do evento, vai distribuir o refrigerante apenas em garrafas de vidro reutilizáveis. Além disso, serão disponibilizadas mais de 200 fontes de refrigerante, que serão reaproveitadas após os jogos.

O plástico é considerado um dos grandes problemas ambientais da atualidade. “A cada ano, 14 mil mamíferos e 1,4 milhão de aves marinhas são mortos devido à ingestão de resíduos plásticos”, observou a prefeitura de Paris no comunicado oficial sobre a proibição dos plásticos descartáveis.

Segundo um relatório recente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os países poderiam reduzir a poluição plástica em 80% até 2040 usando tecnologias já existentes e realizando grandes mudanças nas políticas de gestão de resíduos.

O documento “Fechando a Torneira: Como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular” traz três mudanças de comportamento no mercado para alcançar esse objetivo: reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação dos produtos.