© Unicef/Shehzad Noorani
O relatório Situação da Água Potável no Mundo destaca haver mais de 2 bilhões de pessoas que obtiveram acesso à água potável nas últimas duas décadas.
Mais de 2 bilhões de pessoas obtiveram acesso à água potável nas últimas duas décadas. É o que informa o relatório Situação da Água Potável no Mundo. Mas o progresso, embora positivo, é frágil e desigual, deixando ainda para trás um quarto da população mundial.
O Brasil está entre os países mencionados na avaliação realizada pela Organização Mundial da Saúde, OMS, o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e o Banco Mundial.
A análise mostra que mudanças climáticas estão aumentando a frequência e a intensidade das secas e inundações, que agravam a insegurança hídrica, interrompem o abastecimento e arrasam comunidades.
Enquanto isso, a rápida urbanização está agravando a pressão sobre a capacidade das cidades de fornecerem água para milhões de pessoas que vivem em assentamentos informais e favelas.
O relatório recomenda aos governos investir de forma estratégica em fortalecer as capacidades para planejar, coordenar e regular a prestação de serviços, se o mundo quiser alcançar o acesso universal à água potável e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.