Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o marco legal do biodiesel no Brasil completou 20 anos. Nessas duas décadas, o uso do combustível renovável cresceu e integrou a matriz energética do país como uma alternativa mais sustentável ao diesel fóssil, um forte poluente.
Sancionada em 2005, a norma instituiu uma mistura obrigatória de 5% de combustível renovável no diesel comum, formando o diesel B. Além disso, o marco criou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, responsável por regular a produção e comercialização de biocombustíveis, integrando o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).
Em entrevista para a Agência Brasil, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o principal avanço no período foi a expansão da produção e do uso do biocombustível, consequentemente impulsionando o desenvolvimento sustentável ambiental, social e econômico.
A Alternativa é uma importante aliada na transição energética no Brasil, e seu crescimento evitou a emissão de 240 milhões de toneladas de gás carbônico.
Fonte: Agência Brasil
Imagem de Engin Akyurt por Pixabay