Projeto capacita mulheres refugiadas ou em vulnerabilidade social para atuar no saneamento

Promovendo empregabilidade e protagonismo, o programa Reinventar, iniciativa da BRK, já capacitou mais de 100 mulheres brasileiras e estrangeiras de forma totalmente gratuita. 
image004

Sob o objetivo de capacitar mulheres em situação de refúgio ou vulnerabilidade social para formar multiplicadoras de conhecimentos técnicos e socioambientais, o programa Reinventar é realizado desde 2020 pela BRK Ambiental para colaborar com a universalização dos serviços de água e esgoto.

O projeto é gratuito e estimula a empregabilidade e protagonismo, derrubando barreiras recorrentes da jornada de desenvolvimento social feminino. Desde sua primeira edição, a formação profissionalizante foi expandida, alcançando 110 mulheres brasileiras e estrangeiras que vivem nas regiões onde a empresa atua. 

A formação, que tem duração média de cinco meses, aborda desenvolvimento socioemocional, capacitação para assistência administrativa e aprendizado sobre instalações hidrossanitárias. O programa é fruto da parceria com o SENAI, SENAC, FoxTime e Fundação Reinventar, a iniciativa ocorre através do Instituto BRK e tem apoio institucional do Pacto Global e da UNHCR. 

Em 2025, a iniciativa deve seguir formando mais profissionais para atuar no saneamento e meio ambiente por meio do Instituto BRK, uma instituição sem fins lucrativos voltada para inovação e inclusão social.