O Brasil ficou na 57ª posição, entre 131 países avaliados, no ranking de qualidade do ar divulgado pela empresa suíça IQAir. O levantamento também apontou que 90% dos países possuem poluição média acima dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são de 5 microgramas por metro cúbico ou menos de impurezas no ar.
A baixa qualidade do ar, causada principalmente pelo excesso de emissões de gases de efeito estufa e desmatamento, pode causar diversos problemas respiratórios. O diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação global, Paulo Bertolini afirma que as empresas podem agir de forma mais sustentável, diminuindo a poluição, através de normas.
Uma delas é a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – que implementa uma metodologia para que as organizações evoluam na sustentabilidade. Empresas que implementaram a norma podem ser certificadas com a ISO 14001 solicitando com um organismo certificador acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).