Reino Unido cria projeto para reduzir a zero emissões de gases no transporte rodoviário

O país vai investir 20 milhões de libras para a transição dos modelos que usam combustíveis fósseis para alternativas de energias limpas.
caminhoes-eletricos-divulgacao-siemens

Um dos principais projetos do governo do Reino Unido para eliminar e chegar a zero suas emissões de gases do efeito estufa é fazer a transição do seu sistema rodoviário. Para isso, está em estudo a viabilidade para a construção de estradas elétricas. No projeto, os veículos conseguiriam recarregar suas baterias direto nas estradas e em movimento, por meio de cabos conectados como se fossem os nossos antigos trólebus.

Será usada a tecnologia Siemens Mobility, que já é testada em outros países, na qual os veículos ficam conectados a cabos de fonte elétrica durante o seu percurso. Também serão instaladas baterias independentes para que eles possam concluir o trajeto nos trechos de estrada que não forem cobertos pelo sistema de cabos. O intuito é que não haja nenhuma emissão de gás poluente pelos veículos.

A nova tecnologia visa uma redução na utilização dos combustíveis fósseis e economia nos custos operacionais do transporte de carga feito por caminhões. Ao mesmo tempo, vai eliminando a emissão dos gases poluentes e preservando o planeta. O projeto foi batizado de “eHighways”. O estudo tem prazo de nove meses para apontar a viabilidade do projeto.