Segundo o relatório do Global Water Monitor 2024, o aquecimento global está levando o ciclo natural da água a novos extremos em todo o planeta. Divulgado na última segunda-feira, 6 de janeiro, o documento reforça a relevância da emergência climática após mais um ano de recordes de temperatura e chuvas extremas, com a mudança do clima contribuindo para a gravidade de enchentes, secas e ciclones.
O levantamento do consórcio, que reúne organizações e indivíduos que compartilham o objetivo de fornecer informações gratuitas, rápidas e globais sobre clima e recursos hídricos, destaca alguns pontos chave ao longo do relatório.
Dentre os destaque, identifica-se que as mudanças climáticas têm contribuído para tornar os desastres hídricos mais graves, ao passo que a temperatura global sobe rapidamente. Atrelado a isso, chuvas fortes e estiagens também atingiram novos extremos em 2024, ocasionando desastres hídricos de grande impacto não só no meio ambiente, deixando mais de 8.700 mortos e deslocando cerca de 40 milhões de pessoas.
Para a Global Water Monitor, o panorama para 2025 apresenta riscos crescentes. Neste cenário, o relatório afirma que tais mudanças climáticas propiciam eventos extremos como inundações repentinas, ondas de calor e incêndios florestais ao redor do planeta.
Confira o relatório completo no site da organização: clique aqui.