No dia 22 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) publicou a convocação para participação na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (5CEMA). Sob o tema central “Emergência climática: O desafio da transformação ecológica”, o evento ocorrerá entre os dias 3 e 4 de março de 2025, na cidade de São Paulo.
O processo terá início com a composição da Comissão Organizadora, que contará com 52 membros. Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas podem se inscrever até 11/11 por meio do formulário neste link. O edital está disponível no site da Semil (semil.sp.gov.br).
A convocação contempla também o chamamento para a sociedade civil indicar representantes para compor a comissão. Clique aqui e confira.
Etapa crucial para a participação social, a conferência busca definir propostas sobre emergência climática, a fim de subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. Cidadãos, organizações não governamentais, universidades, empresas e representantes de órgãos públicos são convidados a contribuir com ideias e propostas para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Segundo seu regulamento, a 5CEMA abordará os eixos de Mitigação: estratégias para reduzir emissões de gases de efeito estufa; Adaptação e preparação para desastres: ações para aumentar a resiliência frente a eventos climáticos extremos; Transformação ecológica: iniciativas para promover um desenvolvimento sustentável e uma economia verde; Justiça climática: considerações sobre equidade social e ambiental nas políticas climáticas; Governança e educação ambiental: melhoria da gestão ambiental e promoção da conscientização sobre questões climáticas.
O quinto eixo contempla as etapas preparatórias, que incluem as conferências municipais, intermunicipais e livres, já em andamento até 25 de janeiro de 2025. A etapa estadual será o ponto central da edição, discutindo propostas que seguirão para a etapa nacional.
Saiba mais sobre o processo e acesse o regulamento da 5CEMA no site da Semil.